Solicite nosso Contato

Nós ligamos para você

ARQUIVOS

Falha em projeto vai limitar escoamento de energia de Jirau e Santo Antonio

Uma falha de projeto vai limitar, por tempo indeterminado, o escoamento da energia produzida pelas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, que ficam no rio Madeira, em Rondônia.

A informação foi confirmada ao G1 pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Essa energia é transferida para São Paulo e há risco de o problema possa causar blecaute.

O projeto de escoamento de eletricidade de Jirau e Santo Antônio, que liga Rondônia a Araraquara, no interior paulista, conta com duas duplas de linhões. De acordo com o ONS, o problema atinge uma das duplas.

Os linhões contam com um equipamento chamado eletrodo de terra. Em uma das duplas, esse eletrodo de terra foi instalado numa região em que o solo é inadequado por conter uma placa de granito mais próxima da superfície que o indicado.

Essa placa de granito está causando interferência no funcionamento do eletrodo de terra, o que reduz a segurança na operação da dupla de linhões atingida.

O risco é que, no caso de falha em uma das linhas, a outra pode parar de operar se o eletrodo não funcionar corretamente. Ou seja, a transmissão na dupla de linhões pode cair, o que geraria um blecaute.

A outra dupla de linhões, onde não há problema no eletrodo de terra, continuaria funcionando normalmente, mas a quantidade de energia transmitida de Rondônia para SP seria reduzida pela metade nessa situação.

Fonte: G1

dsc_0205

TEM MAIS!

Receba agora em seu e-mail nosso e-book falando tudo sobre Grupos Geradores
Receber Agora
close-link
Receba nosso conteúdo diretamente no seu e-mail
Enviar